Teste de Dominância Cerebral

dominancia-cerebralVocê conhece a teoria da Dominância Cerebral? Esta teoria foi desenvolvida por Ned Herrmann e, segundo ela, cada indivíduo possui determinadas preferências comportamentais definidas nos hemisférios direito e esquerdo do cérebro do sistema límbico (inferior) e do neocórtex (superior).

Não há um estilo melhor que o outro, mas há funções mais adequadas a cada estilo, o que faz com que, na construção de uma equipe complementar, todos os estilos estejam presentes trabalhando em sinergia. Conhecer o seu estilo te ajudará a entender quais funções são mais adequadas ao seu estilo e que outros estilos são complementares a você.

Segundo a teoria da Dominância Cerebral de Ned Herrmmann, o cérebro se subdivide em quatro quadrantes principais. De acordo com essa teoria, pessoas com dominância cerebral direita possuem comportamentos mais emocionais, enquanto pessoas com dominância do lado esquerdo possuem comportamentos mais racionais. Já pessoas com dominância do sistema límbico tem visão focada a curto prazo, e pessoas com dominância do Neocórtex possuem visão focada a longo prazo.

Desde a década de 1960, Hermann vem estudando o cérebro como um modelo de quatro quadrantes na busca de esclarecer como funciona a aprendizagem, o desenvolvimento do autoconhecimento e do pensamento criativo. De acordo com a teoria de Herrmann, embora todos possuam os quatro estilos comportamentais relativos aos quadrantes cerebrais, cada pessoa possui uma preferência específica por um estilo, ou seja, um tipo de dominância cerebral. O estilo dominante é o de maior influência sobre o pensamento e comportamento do indivíduo em questão. Você sabe qual é o seu estilo? Descubra agora!

Teste de Dominância Cerebral

O que achou? Comente aqui!