Como faço para descobrir meu propósito?

A descoberta do seu propósito não acontece de um dia para o outro, e requer uma dose extra de experiências, autoconhecimento e vontade de se descobrir. Antes de tudo, para entender seu verdadeiro propósito, você precisa descobrir quem você é. O que você ama? O que você mais gosta de fazer? O que você faz bem? O que te pagariam para fazer? Essas perguntas – e muitas outras – podem dar a você pistas para se descobrir.

Pensando nisso e na dificuldade que quase todos tem de encontrar um caminho para descobrir seu próprio propósito, nós, do Dinamente Labs fizemos um minicurso chamado Diagrama do Propósito, que ensina você a usar uma ferramenta por meio da qual é possível dar início a essa descoberta. Segundo a teoria que seguimos no Dinamente Labs, nós, seres humanos, possuímos quatro aspirações principais na vida:

  • Pertencimento: se sentir parte de algo, integrado a um grupo, se relacionar com algo ou alguém de forma íntima e positiva;
  • Legado: buscar um ideal, um motivo transcedental para se viver que traga benefício a outros ao nosso redor;
  • Paz: buscar mais controle, equilíbrio e harmonia nas situações, ambientes e onde quer e com quem quer que estejamos;
  • Domínio: ser bom em algo; ter poder sobre algo, ou desenvolver uma habilidade excelente e diferenciada, ter destaque, crescer.

Quando encontramos quais são as nossas aspirações dentro desses quatro campos e conseguimos perceber um lugar ou posição de interseção entre essas aspirações, temos a pista do nosso propósito. Nós sempre tendemos a uma aspiração em específico em relação às demais; quando compreendemos também qual é a aspiração mais motivadora em nossas vidas, encontramos uma área de alavanca, ou seja, uma aspiração que puxa as demais, uma área que, se realizada, é capaz de trazer pertencimento, legado, paz e domínio.

Quer entender melhor sobre o assunto e conhecer o Diagrama do Propósito onde você aprende a descobrir essas aspirações? Confira nosso minicurso Diagrama do Propósito agora!

O que achou? Comente aqui!